COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: Aplicativo de proteção a mulheres é notícia no jornal SPTV

O aplicativo SOS Mulher possibilita que mulheres com medidas protetivas concedidas pelo Tribunal da Justiça possam pedir socorro quando estiverem em situação de risco. A ferramenta, lançada pelo Governo do Estado em pareceria com o TJSP, foi tema de notícia do jornal SPTV, da TV Globo, no último sábado (27).

Uma das entrevistadas foi a juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves, que é titular de Vara de Violência Doméstica da Região Norte e atualmente está convocada para assessorar a Presidência do TJSP. A magistrada falou sobre a importância de mulheres em situação de risco buscarem a Justiça. "A primeira coisa é realmente procurar um serviço para pedir a protetiva. Porque o aplicativo, por exemplo, ajuda a mulher que já tem a medida a seu favor. Ou seja, se a mulher acionar sem buscar o sistema de Justiça, é muito mais difícil protegê-la", explicou. A Justiça paulista concedeu mais de 87 mil medidas protetiva no Estado no ano passado.

A matéria também contou com entrevista do capitão PM Rodrigo Fernandes Dourado. Ele é um dos idealizadores do SOS Mulher e explicou que, quando a medida protetiva é deferida e inserida no sistema do TJSP, em 30 minutos ela também está disponível no sistema da polícia. Com isso, basta que a vítima tenha o aplicativo e acione o botão do pânico em caso de descumprimento da decisão judicial. O pedido de ajuda é enviado imediatamente para a Polícia Militar, que encaminha uma viatura ao local.?




Comunicação Social TJSP – CA (texto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP